50 aprendizados em 50 anos de vida

0

Pois é, cheguei lá: 50 anos de vida completados no último dia 30 de agosto de 2023.

Podia resumir tudo num poema, que aliás já tinha até feito no melhor estilo “sábio chinês”:

Sou a soma dos lugares que passei, das pessoas que encontrei e das coisas que experienciei: isso é tudo o que sou porque é tudo o que sei…. até aqui.

Ou dizer que aprendi a ser eu mesmo – o da foto aí de cima (só para quebrar o padrão), por exemplo, que é aquele sujeito com o qual você poderia esbarrar num final de semana em algum sebo ou livraria por aí afora (e final de semana não se faz a barba, né?)

Mas aí iria surgir um ponto de interrogação na sua cabeça, você iria pensar (se for carioca) “porra, tá de sacanagem?”, e então iria me escrever algo do tipo:

– Ok, Edu, mas e aí?

Pois é, te entendo perfeitamente.

Quando chegam essas datas queremos mesmo é aquele texto bem óbvio em que os autores nos apontam os princiais aprendizados em suas caminhadas.

E aqui farei o mesmo, é claro, mas de uma forma não óbvia – obviamente – pois você já me conhece um pouquinho, né?

Então, sem mais delongas, como dizem os portugueses (e amo essa expressão): vamos a isso!

1- A vida é o que ela é e não o que poderia ter sido.

2- Aceite a realidade e não perca tempo nem gaste energia discutindo com ela – apenas faça o que precisa ser feito… e rápido!

3- A sua mãe sempre teve razão: você não é todo mundo – e entender a real dimensão disto é libertador.

4- A qualquer momento você poderá tentar ser ou fazer o que quiser, mas nunca seja o seu próprio não.

5- Cresça, mas preserve a sua curiosidade infantil, pois é ela que te ajudará a furar as bolhas nas quais você se enfiou para descobrir novos mundos de possbilidades.

6- Cresça, mas mantenha o olhar de aprendiz da criança que você já foi um dia, observando tudo como se estivesse aprendendo pela primeira vez – principalmente sobre as coisas que você já “está careca” de ver ou saber, pois é o que vamos aprendendo com o passar do tempo que nos permite enxergar melhorias, novas aplicações e quebrar barreiras que pareciam instransponíveis.

7- Seja humilde, mas não seja otário – as pessoas adoram confundir estas duas palavras e caberá sempre a você deixar isto bem claro.

8- Se a sua felicidade depender de alguém para existir, então ela não é sua e você acabará como refém e coadjuvante da felicidade alheia – e isto lhe fará sofrer (muito).

9- A família é a base de tudo – ame-a do seu jeito e faça tudo o que estiver ao seu alcance, pois no final das contas será alguém que faz parte dela que estará ao seu lado quando você mais precisar.

10- Falar “eu te amo” não custa nada e, quando é sincero, pode ser usado sem moderação para tornar o dia de alguém feliz.

11- Pedir ajuda é sempre um ato de coragem, mas não tenha vergonha de pedir sempre que precisar – tenha vergonha sim é de abusar da ajuda alheia e depois não estranhe o porquê das pessoas se afastarem de você “do nada”.

12- As outras pessoas te tratarão sempre da forma como você se deixa ser tratado – manter este limite bem claro preservará muitos pontos da sua saúde mental e ajudará bastante na organização do seu dia a dia.

13- A sua história importa (muito) e merece ser valorizada, pois é um lembrete sobre tudo o que você teve que encarar e superar para chegar até aqui – mas se não gostar dela, tudo bem, pois é sempre possível começar a escrever agora mesmo os novos capítulos dos quais você espera se orgulhar no futuro.

14- Seja um colecionador de nãos – é uma questão de estatística, pois como a probabilidade de receber um sim em qualquer coisa é muito menor que a de receber um não, então só há uma opção: receber os mais variados e criativos nãos que forem possíveis, pois uma hora o sim irá chegar e você terá muitas histórias engraçadas para contar.

15- Arrume tempo para aprender e fazer o que é importante para você, pois todas as empresas e produtos de sucesso que você conseguir lembrar não foram construídos por quem estava sem fazer nada o dia todo.

16- Empregos são como o tempo lá fora: ora ensolarados e felizes, ora chuvosos e tristes, mas eles sempre passam.

17- O sobrenome da empresa (sou o Fulano da Empresa Y), especialmente das grandes, lhe abrirá muitas portas, mas assegure-se que o seu sobrenome as manterá abertas quando o crachá tiver que ser devolvido paro o RH.

18- A carreira será sempre sua, sendo você o único responsável por ela – delegar isto para qualquer empresa, por melhor que ela te pague e por mais simpática que ela seja, é como espalhar cascas de banana à sua volta – uma hora você vai cair.

19- Muito mais importante que os empregos pelos quais você passa são os trabalhos que você realiza – e, principalmente, o que você aprende dentro e fora deles.

20- Já ganhei muito dinheiro fazendo o que não gosto, assim como também já ganhei pouco fazendo o que gosto – e ganhar muito para fazer o que não se gosta é infinitamente melhor para sustentar o que você gosta até encontrar o ponto de equilíbrio.

21- Conecte-se com pessoas que tenham sonhos e objetivos parecidos com os seus (“grupo de apoio”), pois em geral são elas que te ajudam a subir desde que você esteja disposto a fazer o mesmo por elas.

22- A raiva é uma dádiva, então use esta energia ao seu favor para consertar o que te incomoda ao invés de ficar apenas reclamado pela internet afora – lembre-se que a única pessoa que ganha dinheiro vivendo de reclamação é o criador do site ReclameAqui, que só existe porque ele resolveu colocar as mãos na massa.

23- Pessoas negativas, que só enxergam o que há de ruim e que só conversam sobre desgraças, fazem muito mal à saúde e à carreira – afaste-se delas o quanto antes.

24- Seja um otimista-realista, mantendo a cabeça nas nuvens e os pés no chão.

25- Quem costuma julgar demais os outros tem sempre certeza que as outras pessoas também a julgam (no mínimo) nesta mesma proporção – liberte-se deste tipo de pensamento e faça apenas o que você acha que precisa ser feito.

26- Seja um bom ouvinte: ouça os outros, ouça o ambiente, ouça o seu coração – quanto mais você fala, mais ruído você gera e menos tempo tem para captar e entender as mensagens que realmente importam.

27- O mundo é grande demais para não ser explorado: mude-se e/ou viaje o máximo que puder para dar um chacoalhão em todas as suas certezas, o que também será útil para aprimorar (ou mesmo redefinir) a sua forma de atuação neste planetinha.

28- Experiencie constantemente o que é novo, as coisas diferentes e não óbvias do seu dia a dia, pois além de exercitar o cérebro e te fazer bem, isto formará a base de toda a sua criatividade.

29- Trate bem todas as pessoas que convivem com você (independente da posição social ou hierárquica) e ajude-as sempre que possível, pois é incrível como algumas delas reaparecerão “do nada” muitos anos depois para lhe estender a mão porque se lembraram do que você fez com elas ou como as tratou.

30- Faça o bem porque faz (muito) bem e não para aparecer ou ficar bem na foto, pois más intenções disfarçadas de boas intenções quando são descobertas costumam queimar em segundos reputações que levaram anos para serem construídas.

31- Comemore sempre cada vitória e agradeça por cada conquista, por menor que elas possam parecer, afinal cada uma delas equivale a uma pedrinha que vai formando a base sólida onde estão sendo construídos os grandes feitos de sua vida.

32- O brilho que há (ou que deveria haver) nos seus olhos é o reflexo da chama que arde em seu coração – mantenha ele ardendo pelas coisas que você gosta e acredita, que todos perceberão e poderão se contagiar também.

33- Em todas as fases da vida, o maior perigo é nunca arriscar – o que não quer dizer jogar tudo para o alto e pular do avião sem paraquedas.

34- Por mais que a vida não esteja nem aí para o que quer que você esteja planejando, sem objetivos você viverá sempre à deriva e de acordo com as prioridades dos outros.

35- O mais poderoso inimigo que aparecerá em seu caminho é você mesmo – preocupe-se em ser melhor do que ele e em vencê-lo diariamente, que todo o resto ficará menos difícil.

36- Confie mais em si mesmo, principalmente quando tudo estiver bem, pois quando tudo estiver ruim “ter que confiar em si mesmo” poderá ser o seu último recurso – e nem todos estão preparados para aguentar essa pressão.

37- O caminho que você escolher nunca será a resposta que você procura, mas as respostas que você precisa sempre aparecerão ao longo desse caminho.

38- Na dúvida sempre ouça o seu coração, que ainda é a melhor bússola já criada, mas nunca tome nenhuma atitude no calor da emoção.

39- Só se aprende a viver vivendo e, se você não está aprendendo uma coisa nova todo dia, está abrindo mão de exercitar o seu cérebro e explorar o seu potencial para viver de forma mais inteligente neste mundo em que as regras mudam a todo instante.

40- Aceite este fato de que tudo muda o tempo todo e que você também precisará mudar (a bem ou a mal), mas jamais perca a sua essência.

41- Você é muito mais forte do que imagina e conseguirá superar coisas que hoje você considera impossíveis, mas não espere ter que passar por essas situações extremas para ter a certeza.

42- As cinco habilidades mais importantes em nossa vida são: 1- a capacidade de adaptação sobre as coisas que não temos controle, 2- a capacidade de reação sobre as coisas que temos controle, 3- a capacidade de enxergar com o olhar de aprendiz tudo o que nos cerca, 4- a capacidade de usar a curiosidade infantil para ir além das bolhas da nossa zona de conforto e 5- a capacidade de fazer combinações entre o que vemos, o que experienciamos, o que descobrimos e o que queremos para resolver os problemas que nos incomodam.

43- Ame os problemas, pois enquanto houver problemas pelos quais você esteja disposto a resolvê-los, não lhe faltará mais trabalho até o final da sua vida.

44- O “E SE?” é uma ferramenta poderosíssima quando usada para ajudar a construir o futuro, mas que não tem nenhuma utilidade quando usada para remoer o passado.

45- Mais vale se arrepender das coisas que tentou fazer e que deram errado do que das coisas que não tentou fazer – viver acumulando dúvidas sobre o que poderia ter sido transformará sua saúde mental num inferno.

46- Errar não é problema, mas cometer sempre o mesmo erro é um problemaço – então erre sem medo de ser feliz, mas erre das mais variadas formas possíveis porque só assim é que os erros se transformarão em aprendizados que o deixarão cada vez mais próximo das respostas procuradas.

47- Tenha pelo menos um hobby (qualquer um) pelo qual você realmente seja apaixonado – além de fazer muito bem em todos os aspectos, servirá para lhe mostrar o que significa “viver o momento presente” e também lhe mostrar que você é uma ótima companhia para si mesmo.

48- Você não é uma máquina que precisa estar ocupada 24 horas por dia e 7 dias por semana: ame não fazer nada nos momentos de lazer, apenas relaxe sem culpa e divirta-se com o que te faz bem.

49- Pratique pelo menos um esporte (qualquer um), que a sua saúde lhe agradecerá (mesmo) no futuro.

50- Não existe livro ruim, ruim é não ler – leia algum livro todo dia e, se não estiver gostando, livre-se dele e pegue outro.

51- Doe livros para bibliotecas, projetos sociais e afins.

52- Dê livros ou revistas em quadrinhos de presente – especialmente para as crianças.

53- Por pior que esteja o seu dia, você não tem o direito de ser escroto e acabar com o dia de ninguém – especialmente o de uma criança.

54- O que quer que você tenha prometido, cumpra – especialmente para as crianças.

55- Não faça nada por fazer, entregue sempre o seu melhor tentando sempre superar as expectativas das outras pessoas – e, em especial, as das crianças.

56- Começamos a morrer no dia em que paramos de sonhar, de amar e de ter curiosidade.

57- Um fim nem sempre é o fim.

Português que nasceu em Moçambique, foi criado no Brasil, empreendeu em Portugal e agora está de volta ao Brasil para continuar ajudando as pessoas a transformarem o conhecimento em um negócio/produto de valor.

Related Posts

Leave a Reply