Meu conhecimento, meu negócio

0

– Ah, esses empreendedores fantásticos e as suas startups maravilhosas!

Calma.

Esqueça o mundo encantado do Instagram, onde todos parecem estar milionários no comando do mais novo unicórnio, com os seus laptops de última geração numa praia paradisíaca qualquer, e só você que não.

A verdade é que no jogo da vida real muitos ainda são obrigados a empreender por pura necessidade, enquanto outros o fazem para cumprirem o seu propósito.

E, em ambos os casos, como nos esportes, há sim os Cristianos Ronaldos da vida, mas a grande maioria continua jogando o seu futebol e fazendo os seus gols bem longe dos holofotes das grandes plateias.

Estes já entenderam que a internet, muito mais do que uma vitrine colorida de egos vazios, pode ser uma aliada na construção de um novo negócio.

E, o que é melhor, com a sua cara, com um investimento muito baixo e que, muitas vezes, não conflita com o seu trabalho atual – pelo contrário, potencializa.

Além do que, efeito Covid à parte, a humanidade vinha numa curva ascendente do crescimento da expectativa de vida.

O que, na prática, significa que “depois” que nos aposentarmos ainda teremos muito tempo pela frente.

E para fazer o quê?

Curtir a vida adoidado?

Talvez seja uma opção para os Cristianos Ronaldos da vida, que já têm muito mais que o suficiente por algumas gerações, mas não para a maioria que terá que arrumar outras coisas para fazer para compensar o valor da aposentadoria.

Isso se não perder o emprego antes, né?

Pois é.

Com o preconceito de idade (muito bem maquiado) que há na maioria das empresas para quem passou dos quarenta, o que dirá então para quem já passou dos cinquenta ou dos sessenta, quando quase tudo é ainda mais difícil?

Olha, se há uma coisa que aprendi “em todos esses anos nesta indústria vital” é não deixar a necessidade bater na nossa porta, pois quando ela chegar… ela irá arrebentar a porta!

E aí será aquele desesperador salve-se quem puder.

Então, por que continuar esperando o tempo passar, quando já se possui tudo o que é necessário para começar a trilhar um novo caminho?

Como transformar o conhecimento em um negócio?

De forma bem geral, comece mostrando o que você já sabe.

Afinal, toda essa experiência acumulada em assuntos nos quais você domina sempre será útil para os que estão alguns degraus atrás de você.

Duvida?

Então vamos usar dois exemplos: um de alguém que tem um sonho ou um propósito muito claro e o outro de quem não faz a menor ideia.

Exemplo 1: com propósito

Vejamos o exemplo de alguém que trabalha na área financeira de uma indústria metalúrgica, que gosta de cozinhar e que o sonho de vida seja acabar com a fome no planeta.

Comece fazendo vídeos ou posts mostrando as receitas que costuma fazer nos finais de semana para reaproveitar os alimentos.

Conte para os colegas do trabalho sobre este seu blog/canal e se proponha a fazer na sua empresa workshops com estas receitas para conscientização dos trabalhadores.

Crie campanhas para arrecadação de alimentos (online e na empresa) e comece a expandir estas ações em parcerias com outros canais e com as associações nas localidades próximas.

Com o alcance e o impacto deste trabalho, no futuro isto poderá se transformar numa ONG e/ou numa empresa (de alimentos, de consultoria, etc), e então você poderá passar a dedicar 100% do tempo no caminho deste sonho.

Exemplo 2: sem propósito

Usando o mesmo exemplo anterior, comece a fazer vídeos ou posts mostrando e explicando as finanças (do seu jeito) para aqueles (como você) que também trabalham em indústrias metalúrgicas.

Conte para os colegas do trabalho sobre este seu blog/canal e se proponha a fazer na empresa workshops de finanças para funcionários de outras áreas.

Com o alcance e o impacto deste trabalho (on-line e off-line), no futuro você poderá ter os seus próprios cursos/livros de finanças e/ou uma empresa (de consultoria, de investimentos, etc) para atuar neste ramo e assim seguir um novo caminho.

Moral da história

Com ou sem um propósito claro de vida, e mesmo estando empregado, é possível começar um negócio que potencializa as suas atividades atuais, abre portas para novas possibilidades e começa a fazer o tempo trabalhar ao seu favor.

É óbvio que não é fácil e o resultado também não aparece da noite para o dia – e por isso mesmo que é importante começar o quanto antes.

Afinal, o tempo passa, as pessoas passam, as empresas passam, os empregos passam e as oportunidades também passam.

Mas há uma única coisa na vida que ficará presa para sempre dentro de cada um quando a nossa hora derradeira chegar: o conhecimento.

Ele é o nosso bem mais precioso e o que possui o maior poder de transformação na sociedade em que vivemos.

E que, infelizmente, também é um dos que mais subestimamos.

Mas ele continua firme e forte aí dentro à espera de uma oportunidade.

E essa oportunidade só uma pessoa pode dar, né? 😉

—————————————–

Se você está precisando de ajuda para transformar o seu conhecimento em um negócio, de forma organizada e estratégica, trago uma boa notícia:

A segunda turma da mentoria Da Ideia ao Negócio irá começar no próximo dia 25/9.

Então, se a sua hora é agora, clique aqui para saber todos os detalhes! 😉

Português que nasceu em Moçambique, foi criado no Brasil, empreendeu em Portugal e agora está de volta ao Brasil para continuar ajudando as pessoas a transformarem o conhecimento em um negócio/produto de valor.

Related Posts

Leave a Reply