Inspiração, criatividade e atitude.
Você já deve ter visto esta assinatura nas coisas que faço, pois é a maneira como enxergo o mundo e experiencio a vida.
Tudo pode ser fonte de inspiração, desde que estejamos com o olhar atento para extrairmos o que poderá ser interessante e combinarmos para criar algo novo – e que, de peferência, resolva um problema.
Aqui, então, listei 15 livros que gosto bastante e que reúnem todas essas características, sendo que algumas aparecem em maior ou menor grau em cada um deles.
O importante é que todos eles reunidos, por assim dizer, formam uma “biblioteca básica” com muita inspiração para ajudar a criar/enxergar caminhos, criatividade para superar e resolver os problemas que aparecerão durante a jornada e atitude para chegar até o destino final.
1- A economia da Paixão – Adam Davidson
Adam Davidson nos apresenta uma visão bem interessante sobre como podemos juntar as nossas paixões e habilidades com uma necessidade real do mercado para conquistarmos o nosso lugar ao sol.
A partir de várias histórias e exemplos interessantes, inclusive sobre o impacto das mudanças econômicas e do próprio mercado de trabalho em si ao longo dos anos, ficou claro que os que conseguiram encontrar essa intersecção (paixão/habilidade/necessidade) criaram uma vantagem competitiva interessante para prosperarem.
Não é à toa, inclusive, que este foi o livro escolhido para iniciarmos a nossa jornada lá no inspiratiON CLUB. 😉
2- Originais: Como os inconformistas mudam o mundo – Adam Grant
Você também tem medo de começar a fazer e colocar o seu projeto na rua?
Pois é, mas fique tranquilo porque todo mundo tem medo, todo mundo hesita e todo mundo fica inseguro – inclusive as pessoas mais geniais e a criativas que você possa imaginar.
Uma das grandes diferenças, porém, e como o Adam Grant mostrou através de muitas pesquisas e histórias, é que estas pessoas que resolveram tentar algo novo acreditavam que muito pior do que tentar e falhar era nem tentar.
Enfim, um belíssimo livro para expandir os horizontes e abrir (bem) a cabeça.
3- Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir – Simon Sinek
Este já é um clássico, independente de ter ajudado a popularizar o propósito, palavrinha mágica que acabou sendo injustamente banalizada pelos coaches de ocasião.
Ainda assim ele continua atual e necessário por conta do seu Círculo Dourado, que é um modelo simples e poderoso para pensarmos primeiro no “Porquê”, depois no “Como” e finalmente no “O quê”.
Vale tanto para a construção das empresas, assim como também vale para você e sua carreira – independente de ser/virar empreendedor ou não.
4- Isso é marketing: Para ser visto é preciso aprender a enxergar – Seth Godin
Foco na geração de valor para o cliente, na conexão genuína e na construção de relacionamentos duradouros.
Aqui temos o mestre Seth Godin no seu melhor, o que já é MUITA coisa, com tudo aquilo que é necessário (e algo mais) para entendermos o que realmente importa e o que poderá fazer a diferença para os clientes – e, como consequência, para as empresas.
5- Kit Austin Kleon
Três livrinhos (no sentido de serem pequenos) que são rápidos de serem lidos, mas com um conteúdo preciso e precioso, e que até hoje inspira e serve de referência para muita gente.
De todos os livros que estão nesta lista, inclusive, se ainda não leu nenhum, o Roube como um artista já é um ótimo começo, pois além de tudo é bem fácil de achar e também é o mais barato.
6- Erra uma vez: Uma jornada visual sobre as nossas inseguranças criativas e a busca utópica pela perfeição – Tiago Henriques
Assim como os livros do Austin, e não é à toa que o Tiago (do Tira do Papel) também é chamado de o “Austin Kleon brasileiro”, seu livro também é pequeno e poder ser lido rapidamente, mas já adianto que é mais bonito e mais cativante.
E digo mais cativante porque aqui é o seu simpático mascote quem conduz toda a história, mostrando como driblar a (gigantesca barreira da) insegurança e do perfeccionismo que há entre o querer fazer, o fazer e o mostrar para o mundo.
7- Vai lá e faz: Como empreender na era digital e tirar ideias do papel – Tiago Mattos
Outra vítima dos coaches de ocasião , a frase “vai lá e faz” também acabou sendo banalizada ao extremo, mas o livro que a estampou pela primeira vez é excelente.
Com uma linguagem direta e envolvente, num tom de conversa mesmo, o futurista e multiempreendedor Tiago Mattos ajuda a abrir os nossos olhos através da sua visão e experiência para ajudar a tirar os projetos do papel.
8- 333 páginas para tirar seu projeto do papel – Daniel Larusso, Gabriel Gomes e Luciano Braga
Este livro prático apresenta em cada página uma pergunta ou uma ação, seguido de exemplos e espaços para você responder, desde a concepção inicial até a execução do que você imagina ser o seu projeto.
Funciona bem como um checklist direto e reto, até para ter a certeza que está tudo ali e que nenhuma fase foi atropelada.
9- Sem esforço: Torne mais fácil o que é mais importante – Greg McKeown
Se você já está colocando a mão na massa, neste livro há várias lições e observações interessantes que ajudarão a melhorar a produtividade sem surtar, priorizando e fazendo melhor o que é mais importante e realmente necessário.
E, que de certa forma, acaba deixando, sim, tudo mais fácil.
10- Criar: Um guia nada ortodoxo para criar produtos que fazem a diferença – Tony Fadell
Quando falamos em iPod e iPhone, qual é a primeira imagem que lhe vem à mente?
Pois é, ou foi o rosto do Steve Jobs ou a foi a logo da Apple.
Mas quem estava à frente das equipes que colocaram as mãos na massa para converter essas ideias “malucas” em produtos de verdade foi o Tony Fadell.
E aqui ele conta mais sobre essas e outras experiências sobre como construir produtos que também poderão fazer a diferença.
11- Kit Kobi Yamada
Para fechar, como as crianças são o nosso futuro, aqui estão três livros excelentes para começar a plantar essas sementinhas nelas desde já.
E, mesmo que você não tenha filhos, também poderá se deliciar com os lindos desenhos e as frases caprichadas sobre o que fazer com uma ideia, um problema e uma oportunidade.
A leitura é muito rápida, inclusive, mas as imagens/frases grudam na cabeça.
Obs. Os livros mostrados na foto foram lançados em Portugal. No Brasil já foram lançados dois deles com títulos parecidos: O que você faz com um problema? e O que você faz com uma ideia?
#=====#=====#=====#=====#
O inspiratiON CLUB é o nosso espaço para o autodesenvolvimento e networking, unindo apresentações resumidas e contextualizadas sobre o que há de mais relevante nos melhores livros de negócios/desenvolvimento pessoal para a aplicação prática em nosso dia a dia.
Os encontros acontecem online e ao vivo uma vez por mês, no Google Meet, têm duração de 2 horas, mas se não puder participar eles ficam gravados para serem (re)assistidos por 30 dias.
Para conhecer e fazer parte do clube que valoriza a sua inteligência e o seu tempo, basta clicar aqui. 😉